O que é Coaching?

Muitas pessoas confundem o Coaching com terapia, autoajuda, aconselhamento, mentoring ou treinamento. Já me perguntaram até se o Coach é um psicólogo para executivos. Estas noções estão equivocadas, mas isso é compreensível porque embora a profissão de Coach seja a que mais cresce no mundo ela ainda é relativamente nova no Brasil.

O Coaching não é uma ideologia, ele é uma metodologia holística e pragmática, um processo com início meio e fim. Ele não é restrito a executivos, profissionais liberais ou empresários; aplica-se a toda e qualquer pessoa que busca conhecer mais a si própria e conquistar uma vida mais plena, feliz e realizada.

O Coaching libera o potencial humano para maximizar seu desempenho.

O profissional Coach - regido por rigorosos princípios éticos e morais - apoia o indivíduo a definir com clareza as suas metas e desenvolver competências para alcançá-las. Ele assessora o Cliente na obtenção de resultados em larga escala na sua vida pessoal, carreira profissional ou negócio, de quaisquer áreas de atuação. Durante este processo o Cliente amplia seu nível de consciência, autoconhecimento e responsabilidade pelos resultados da própria vida.

Considere estas perguntas:

O que eu quero da vida? Quais são as minhas perspectivas? Quais são os meus sonhos?

Eu tenho tudo o que quero? Eu tenho tudo o que mereço? O que é possível para mim?

O que é importante para mim? Quais são os meus valores pessoais? Eu os conheço e vivencio?

O que eu acredito sobre mim? O que eu acredito sobre a vida?

Agora imagine uma maneira de explorar estas perguntas com a assessoria de alguém preparado e habilitado para lhe auxiliar a concretizar seus sonhos mais importantes, e transformar-se na pessoa que você sempre desejou ser.

Isso é Coaching.



Referências:

Villela da Matta & Flora Victoria – Sociedade Brasileira de Coaching

Andrea Lages & Joseph O’Connor – Comunidade Internacional de Coaching e Lambent do Brasil

terça-feira, 22 de novembro de 2011

30 coisas para eu me lembrar todos os dias


  1. Cuidar muito bem de mim
  2. Ocupar e proteger o meu espaço
  3. Ser a pessoa que eu sou
  4. Confiar inteiramente em mim
  5. Viver no presente
  6. Fazer ginástica
  7. Ter coragem de mudar
  8. Não perder tempo com bobagens
  9. Respeitar meu ritmo
  10. Ficar próximo dos meus amigos
  11. Celebrar a vida
  12. Aproveitar as oportunidades
  13. Sair da rotina
  14. Aprender coisas novas
  15. Ser útil para alguém
  16. Fazer algo pelos meus objetivos
  17. Agir em vez de me queixar
  18. Perdoar-me pelos meus erros
  19. Viver sem frescuras
  20. Curtir o que estou fazendo
  21. Sonhar
  22. Sair do lugar comum
  23. Insistir
  24. Defender meus direitos
  25. Rezar
  26. Andar em alto astral
  27. Realizar minhas fantasias
  28. Experimentar algo novo
  29. Simplificar as coisas
  30. Levar uma vida saudável e feliz

E você? De todas estas coisas, o que mais lhe toca?
Seja por você efetivamente se lembrar e fazer, ou o contrário.

Deixe o seu comentário. Alguém pode precisar dele. Compartilhe.



Este texto foi criado por Geraldo Eustáquio de Souza, em 1995
Geraldo é Psicanalista com especialização em Comportamento Humano nas Organizações (Japão), Saúde e Forma (Inglaterra) e Metodologia Científica (São Paulo).
Atua de 1983 como Consultor de Comportamento e Desenvolvimento Organizacional.
Visite seu site: http://www.paracrescer.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário