O que é Coaching?

Muitas pessoas confundem o Coaching com terapia, autoajuda, aconselhamento, mentoring ou treinamento. Já me perguntaram até se o Coach é um psicólogo para executivos. Estas noções estão equivocadas, mas isso é compreensível porque embora a profissão de Coach seja a que mais cresce no mundo ela ainda é relativamente nova no Brasil.

O Coaching não é uma ideologia, ele é uma metodologia holística e pragmática, um processo com início meio e fim. Ele não é restrito a executivos, profissionais liberais ou empresários; aplica-se a toda e qualquer pessoa que busca conhecer mais a si própria e conquistar uma vida mais plena, feliz e realizada.

O Coaching libera o potencial humano para maximizar seu desempenho.

O profissional Coach - regido por rigorosos princípios éticos e morais - apoia o indivíduo a definir com clareza as suas metas e desenvolver competências para alcançá-las. Ele assessora o Cliente na obtenção de resultados em larga escala na sua vida pessoal, carreira profissional ou negócio, de quaisquer áreas de atuação. Durante este processo o Cliente amplia seu nível de consciência, autoconhecimento e responsabilidade pelos resultados da própria vida.

Considere estas perguntas:

O que eu quero da vida? Quais são as minhas perspectivas? Quais são os meus sonhos?

Eu tenho tudo o que quero? Eu tenho tudo o que mereço? O que é possível para mim?

O que é importante para mim? Quais são os meus valores pessoais? Eu os conheço e vivencio?

O que eu acredito sobre mim? O que eu acredito sobre a vida?

Agora imagine uma maneira de explorar estas perguntas com a assessoria de alguém preparado e habilitado para lhe auxiliar a concretizar seus sonhos mais importantes, e transformar-se na pessoa que você sempre desejou ser.

Isso é Coaching.



Referências:

Villela da Matta & Flora Victoria – Sociedade Brasileira de Coaching

Andrea Lages & Joseph O’Connor – Comunidade Internacional de Coaching e Lambent do Brasil

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Você já desejou ter mais Força Interior?


Bem no seu íntimo você deseja secretamente ser como algumas pessoas que superam as adversidades, os obstáculos, e seguem em frente, chegando exatamente onde, quando e como querem chegar?
Estas pessoas merecem respeito e admiração, afinal elas conquistam o que querem porque possuem Força Interior. Não há nada de mal em desejar ser como elas, isso não se discute. O que é discutível é ficar apenas no campo do desejo, do sonho.
Quantas vezes te faltaram persistência e resistência para ir em frente com seus planos e decisões? Quantas vezes você se sentiu fraco, pequeno, preguiçoso ou tímido para fazer algo?
Nosso poder no mundo, nossa marca e nossa paz de espírito, são resultantes de nossa Força Interior,  que é composta pela combinação da Força de Vontade com a Autodisciplina.
Estes elementos são fundamentais para o sucesso em qualquer área da vida. Se você não se identificou com algum deles eu tenho uma boa notícia: Eles podem ser aprendidos e desenvolvidos. Nós não nascemos prontos. Só precisamos de comprometimento e interesse por viver plenamente e deixar nossa marca no mundo. E que ela seja positiva. Como você quer ser lembrado?
Força de Vontade é a capacidade de superar a preguiça e a procrastinação. Esta capacidade também controla ou rejeita impulsos desnecessários ou prejudiciais. É a capacidade de manter uma decisão, de perseverar. É o poder interior de superação, que vence a resistência emocional ou mental para agir. Dificilmente o sucesso existirá sem a Força de Vontade.
Autodisciplina é a energia da perseverança em se manter na direção do objetivo final; que reprime o prazer da satisfação imediata e busca a obtenção de algo melhor, mas que demanda tempo e esforço. Permite suportar privações e dificuldades, sejam elas físicas emocionais ou mentais.
A conquista destes dois elementos nos propicia uma significativa carga de Força Interior, que aumenta nossa capacidade de tomar decisões e segui-las até o final. No entanto lembre-se que todos têm o direito de reconsiderar as decisões e mudar de ideia. Apenas não se sabote.
Em seu livro Will Power and Self Discipline, Remez Sasson propõe exercícios para desenvolver estas habilidades. Aqui vão dois deles:
  • A pia da cozinha tem pratos que precisam ser lavados, mas você quer deixar para lavá-los mais tarde. Levante-se e vá lavá-los agora. Se não fizer assim a preguiça te dominará, mas se fizer estará desenvolvendo a sua Força de Vontade. Ficará mais fácil para você fazer o que precisa ser feito se a Força de Vontade realmente fizer diferença em sua vida.
  • Quantas xícaras de café você toma por dia? Que tal apenas por uma semana você reduzir esta quantidade pela metade?

Para ser fluente em um outro idioma é preciso estudar diariamente e praticar várias horas por semana. Só assim você irá poder se comunicar com clareza através dele. Acontece o mesmo com a Força de Vontade e a Autodisciplina: a prática as reforçará e elas estarão disponíveis para serem usadas.
O grande segredo da proficiência é a repetição.
Ainda segundo Sasson, com Força de Vontade e Autodisciplina nós melhoramos a concentração e tomamos o controle da mente, protegendo-a de pensamentos destrutivos. As circunstâncias não terão mais poder sobre nossa paz de espírito, teremos mais controle sobre a vida.
E por falar em pensamentos destrutivos: Já experimentou trocar a expressão "é difícil" por "é desafiador"? 
Esquisito? Porque não tentar?

Baseado no artigo Will Power and Self Discipline do site SuccessCounciouness.com

3 comentários:

  1. Quem dera se toda organização desse valor e significado para o coach para aqueles talentos que buscam uma carreira mas precisam ser ajudados direcionados e incentivados. O Coach deveria existir como um subsistema de RH nas empresas isso faria a maior diferença. Texto muito inspirador!!!!

    ResponderExcluir
  2. Como é bom aprender com pessoas inteligente.
    Gostei muito desse texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria José!
      Puxa vida, muito obrigado pelo seu comentário.
      Que bom que gostou. Minha intenção com este blog é trazer algo de bom para as pessoas que o leem, como pontos de reflexão e estratégias íntimas para o enfrentamento e a superação de obstáculos, que sempre surgem em nossas caminhadas pelo planeta.
      Um abraço!
      Namastê

      Excluir