O que é Coaching?

Muitas pessoas confundem o Coaching com terapia, autoajuda, aconselhamento, mentoring ou treinamento. Já me perguntaram até se o Coach é um psicólogo para executivos. Estas noções estão equivocadas, mas isso é compreensível porque embora a profissão de Coach seja a que mais cresce no mundo ela ainda é relativamente nova no Brasil.

O Coaching não é uma ideologia, ele é uma metodologia holística e pragmática, um processo com início meio e fim. Ele não é restrito a executivos, profissionais liberais ou empresários; aplica-se a toda e qualquer pessoa que busca conhecer mais a si própria e conquistar uma vida mais plena, feliz e realizada.

O Coaching libera o potencial humano para maximizar seu desempenho.

O profissional Coach - regido por rigorosos princípios éticos e morais - apoia o indivíduo a definir com clareza as suas metas e desenvolver competências para alcançá-las. Ele assessora o Cliente na obtenção de resultados em larga escala na sua vida pessoal, carreira profissional ou negócio, de quaisquer áreas de atuação. Durante este processo o Cliente amplia seu nível de consciência, autoconhecimento e responsabilidade pelos resultados da própria vida.

Considere estas perguntas:

O que eu quero da vida? Quais são as minhas perspectivas? Quais são os meus sonhos?

Eu tenho tudo o que quero? Eu tenho tudo o que mereço? O que é possível para mim?

O que é importante para mim? Quais são os meus valores pessoais? Eu os conheço e vivencio?

O que eu acredito sobre mim? O que eu acredito sobre a vida?

Agora imagine uma maneira de explorar estas perguntas com a assessoria de alguém preparado e habilitado para lhe auxiliar a concretizar seus sonhos mais importantes, e transformar-se na pessoa que você sempre desejou ser.

Isso é Coaching.



Referências:

Villela da Matta & Flora Victoria – Sociedade Brasileira de Coaching

Andrea Lages & Joseph O’Connor – Comunidade Internacional de Coaching e Lambent do Brasil

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Motivação e Estímulo

Não raramente me deparo com situações em que motivação é confundida com estímulo, e vice-versa.
O conceito real, simples e rasteiro é:

  • Motivação vem de dentro
  • Estímulo vem de fora

Eu posso perfeitamente estimular minha filha a seguir determinada carreira, mas é ela quem deverá encontrar os motivos para segui-la, e por mais que eu tente, jamais conseguirei motivá-la. Posso até concordar que ela possa cegamente seguir minha sugestão - ou imposição - mas convenhamos que esta não é a melhor maneira de preparar um humano para uma vida plena e feliz. Mas este é assunto para um outro post.
Sentir-se impulsionado à uma ação, um comportamento, é estar motivado. Existe algo que te leva a agir daquela maneira. Busque dentro de si e achará seus motivos; a sua motivação.

Ontem mesmo aconteceu algo no esporte que ilustra bem os conceitos:
O Vasco da Gama/RJ enfrentou o Universitario/PER em partida válida pelas quartas de final da Copa Sul-Americana de futebol.
Esta foi a segunda partida de uma série de duas. A primeira foi vencida pelo Universitario por 2 x 0.
Ao final dela os resultados seriam somados, e o time que apresentasse a maior soma de gols permaneceria na competição, o outro se retiraria dela.

Quais as motivações e os estímulos para cada time neste enfrentamento?

O time do Universitário estava motivado para mostrar aos dirigentes que em campo eles são mais eficientes, apresentam resultados, apesar de estarem há cinco meses sem receber seus salários. Cinco.
Por um outro lado foram estimulados pela promessa de uma premiação de 180 mil dólares caso conquistassem este título.

O time do Vasco da Gama estava motivado pela possibilidade de fazer história no clube, já que este título é inédito para eles.
Por um outro lado ficaram estimulados ao receberem a visita surpresa de Ricardo Gomes na concentração. Ao vê-lo pela primeira vez (*), desde de 28 de agosto, caminhando e falando, eles tiveram uma resposta orgânica imediata, que lhes provocou um comportamento fisiológico de força e garra para vencer a partida a qualquer custo.

Bom, já que comecei, vou terminar, apesar de a minha proposta não ser discutir ou informar futebol; foi uma partida memorável, aguerrida, e ficará na história. O Vasco venceu por 5 x 2, e isso somado ao placar de 0 x 2 da primeira partida lhe deu a vantagem de um gol, excluindo assim o Universitário da competição.

Então é isso; saber o que te estimula - ou incentiva - e conhecer suas motivações, podem, independente uma da outra, te levar a resultados surpreendentes.
Isso se aplica a equipes, família, grupos e a você mesmo.

Vão aí algumas dicas:

  • Pense, avalie se realmente valem a pena todos os esforços necessários para alcançar o seu desejo.
  • Ele é claro? Escreva-o para alguém e peça feedback. 
  • Visualize seu objetivo como já realizado, e recuse qualquer pensamento contrário.
  • Alguém já alcançou isso? Como foi com esta pessoa? O que ela fez? O que ela não fez?
  • Quais serão os benefícios que você terá após alcançá-lo? Beneficiará outras pessoas também? Alguém sairá prejudicado com isso? Se a resposta for sim, repense. O universo possui leis, e você será cobrado.
  • Visualize. Como você se sentirá depois de conseguir seu objetivo. Sinta.
  • Repita afirmações positivas como:
    • "Tenho o desejo, a força e os recursos interiores para conseguir (seu objetivo)". Repita esta afirmação, muitas vezes, com fé e sentimentos fortes.
  • Comece por fazer uma coisa pequena sobre o seu objetivo. Sucesso em pequenas coisas leva a um maior sucesso. Lembra-se daquela história que diz que, de grão em grão a galinha enche o papo?


(*)O técnico vascaíno Ricardo Gomes sofreu um AVC no dia 28 de agosto, em pleno jogo. Após uma longa cirurgia passou 21 dias internado. Correu seríssimos riscos de sequelas e morte.






2 comentários:

  1. Boa Sálvio!!!
    Belo texto!

    ResponderExcluir
  2. Olá Salvio!

    Fantástico seu texto, eu particularmente acredito muito nas leis do universo e percebo que muitas pessoas também as conhecem, porém... são desconsideradas por estarem num estágio de dormência, ou o que muitos dizem "inconsciência" e para acrescentar eu diria que o papel do coach é de suma importância para que elas venham a ser despertadas, ou entrar em seu estado de consciência.

    Sucesso!!

    ResponderExcluir