O que é Coaching?

Muitas pessoas confundem o Coaching com terapia, autoajuda, aconselhamento, mentoring ou treinamento. Já me perguntaram até se o Coach é um psicólogo para executivos. Estas noções estão equivocadas, mas isso é compreensível porque embora a profissão de Coach seja a que mais cresce no mundo ela ainda é relativamente nova no Brasil.

O Coaching não é uma ideologia, ele é uma metodologia holística e pragmática, um processo com início meio e fim. Ele não é restrito a executivos, profissionais liberais ou empresários; aplica-se a toda e qualquer pessoa que busca conhecer mais a si própria e conquistar uma vida mais plena, feliz e realizada.

O Coaching libera o potencial humano para maximizar seu desempenho.

O profissional Coach - regido por rigorosos princípios éticos e morais - apoia o indivíduo a definir com clareza as suas metas e desenvolver competências para alcançá-las. Ele assessora o Cliente na obtenção de resultados em larga escala na sua vida pessoal, carreira profissional ou negócio, de quaisquer áreas de atuação. Durante este processo o Cliente amplia seu nível de consciência, autoconhecimento e responsabilidade pelos resultados da própria vida.

Considere estas perguntas:

O que eu quero da vida? Quais são as minhas perspectivas? Quais são os meus sonhos?

Eu tenho tudo o que quero? Eu tenho tudo o que mereço? O que é possível para mim?

O que é importante para mim? Quais são os meus valores pessoais? Eu os conheço e vivencio?

O que eu acredito sobre mim? O que eu acredito sobre a vida?

Agora imagine uma maneira de explorar estas perguntas com a assessoria de alguém preparado e habilitado para lhe auxiliar a concretizar seus sonhos mais importantes, e transformar-se na pessoa que você sempre desejou ser.

Isso é Coaching.



Referências:

Villela da Matta & Flora Victoria – Sociedade Brasileira de Coaching

Andrea Lages & Joseph O’Connor – Comunidade Internacional de Coaching e Lambent do Brasil

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Sobre a coragem de olhar para si e mudar o que precisa ser mudado

Zona de Conforto é onde estou agora, e transito de forma automática, sem pensar, e com grande facilidade.
Zona de Conforto é uma expressão que pode não ser exata, ao menos da forma como como a maioria da pessoas entende.
O que quero dizer com isso é que a Zona de Conforto pode não ser lá tão confortável. Aliás, pode ser extremamente desconfortável. E aí está uma grande ameaça: podemos nos acostumar e nos conformar com a situação, e passarmos a acreditar que as "coisas são como são". E assim serão. É aquele momento em que, sem saber mais o que fazer, optamos por estabelecer que este é o nosso destino, e estamos assim para que aprendamos a evoluir. Será isso mesmo?
Esta aceitação me parece um grande desperdício de vida. Lamento pela vida que deixei passar quando fazia isso comigo, sistemáticamente.
Quando digo vida me refiro ao que há de mais amplo e grandioso sobre ela.
Se você possui desejos, metas, objetivos e sonhos que ainda deseja realizar, é necessário abandonar imediatamente este tipo de posicionamento.Urgente.
Nossa mente obedece cegamente, sem questionar, as ordens que recebe de nossos pensamentos. Dizer a si que tudo está assim e não pode mudar é uma sentença cruel. Estanca nossas possibilidades, e dá tudo por encerrado.
Se você quer implementar mudanças em si saiba que mudar equivale a se locomover, andar. E para andar é preciso ter uma direção para seguir e um destino. Afinal não dá para ficar andando às cegas - mas você pode, se optar por isso.
Muito bem. Se você tem um destino, ele é a sua meta, seu objetivo. E ele pode ter nascido em um sonho, baseado em pensamentos repletos de desejos e emoções. Isso torna tudo mais interessante. É a chave da transformação humana.
Na medida em que você caminha em direção à sua meta, seu destino, você vai se aproximando daquilo que é realmente importante para você. Assim sua qualidade de vida vai aumentando, e junto com isso vem a alegria e o prazer de viver. A satisfação do cotidiano. As segundas-feiras deixam de ser inóspitas, e passam a ter a beleza de ser mais um dia para viver.
Desafie-se. Experimente pensar de forma diferente. Você tem o direito da realização, da conquista. Tome posse disso. 
Tenha suas metas, seus desejos, seus sonhos...não sonhos noturnos, mas sonhos obtidos pelo pensamento carregado de emoções desejosas de algo melhor. Esta é a ignição para você poder sair da Zona de (Des)Conforto e aventurar-se por uma estrada desconhecida, mas muito estimulante.
É preciso coragem.

Salvio Fonseca
Ilustração de Danilo Rizzuti

" Um dos papéis do Coach é tirar seu cliente da Zona de Conforto. O Coach questiona comportamentos padronizados, a forma como o cliente percebe o mundo, como se dão seus relacionamentos, onde está focando sua atenção e o que está deixando de perceber à sua volta. O Coach leva o Cliente a analisar as crenças ineficazes que o estão impedindo ou o dificultando de atingir suas metas. Naturalmente, isso exige coragem por parte do Cliente. De modo geral, mudanças são bem vistas, na medida em que estão intimamente ligadas ao conceito de evolução. Mas também, de modo geral, há um desejo inconsciente de que a mudança venha de fora: que as pessoas mudem, que a vida mude, que as condições externas mudem. O processo de Coaching traz a responsabilidade de volta para o Cliente, levando-o a compreender que ele é o real agente de transformação, e que, se ele não mudar, nada a seu redor mudará. "

Paul Campbell Dinsmore & Monique Cosendey Soares
Livro Coaching Prático - O Caminho para O Sucesso
Editora Qualitymark

4 comentários:

  1. Vera Luísa Micheleto Maia Leonetti18 de janeiro de 2012 às 18:18

    Seu artigo me fez recortar um texto sobre a Síndrome do Sapo Fervido.
    Sair da zona de conforto exige “atitude”, e “atitude” demanda mudanças .
    Por que mudar o que está dando certo e eu tenho total domínio?
    Diante disso, resistimos ao novo, principalmente quando o presente está tão bom.
    Acredito que entre muitos recursos, a auto-avaliação diária, pode nos auxiliar na melhor maneira de conduzirmos a nossa vida.

    ResponderExcluir
  2. O insucesso repetidas vezes durante a vida levam um indivíduo a se acomodar com medo de falhar novamente. Isso significa que ele já teve coragem antes, mas deixou de tê-la pelos resultados não obtidos nas tentativas frustradas. Esse artigo ajuda na tomada de consciência. Essa zona de conforto caracteriza "falta de coragem" para lutar e tomar consciência de quando você para de lutar, está dizendo a si mesmo: "Me tornei um covarde". É melhor passar pela vida tentando, até encontrar o caminho certo, do que chorar culpando a vida pela falta de oportunidades.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo artigo. De fato, aquilo a que chamamos de Zona de Conforto é na realidade uma zona de desconforto, mas que, infelizmente, para algumas pessoas é um desconforto sentencial do tipo: "pau que nasce torto morre torto", esquecendo-se que o torno já foi inventado e que podemos modelar o pau e dar-lhe uma nova forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pela sua intervenção, Salatiel. Gostei de sua abordagem ao tema Zona de (Des)Conforto, enriqueceu bastante.
      Um abraço!

      Excluir