O que é Coaching?

Muitas pessoas confundem o Coaching com terapia, autoajuda, aconselhamento, mentoring ou treinamento. Já me perguntaram até se o Coach é um psicólogo para executivos. Estas noções estão equivocadas, mas isso é compreensível porque embora a profissão de Coach seja a que mais cresce no mundo ela ainda é relativamente nova no Brasil.

O Coaching não é uma ideologia, ele é uma metodologia holística e pragmática, um processo com início meio e fim. Ele não é restrito a executivos, profissionais liberais ou empresários; aplica-se a toda e qualquer pessoa que busca conhecer mais a si própria e conquistar uma vida mais plena, feliz e realizada.

O Coaching libera o potencial humano para maximizar seu desempenho.

O profissional Coach - regido por rigorosos princípios éticos e morais - apoia o indivíduo a definir com clareza as suas metas e desenvolver competências para alcançá-las. Ele assessora o Cliente na obtenção de resultados em larga escala na sua vida pessoal, carreira profissional ou negócio, de quaisquer áreas de atuação. Durante este processo o Cliente amplia seu nível de consciência, autoconhecimento e responsabilidade pelos resultados da própria vida.

Considere estas perguntas:

O que eu quero da vida? Quais são as minhas perspectivas? Quais são os meus sonhos?

Eu tenho tudo o que quero? Eu tenho tudo o que mereço? O que é possível para mim?

O que é importante para mim? Quais são os meus valores pessoais? Eu os conheço e vivencio?

O que eu acredito sobre mim? O que eu acredito sobre a vida?

Agora imagine uma maneira de explorar estas perguntas com a assessoria de alguém preparado e habilitado para lhe auxiliar a concretizar seus sonhos mais importantes, e transformar-se na pessoa que você sempre desejou ser.

Isso é Coaching.



Referências:

Villela da Matta & Flora Victoria – Sociedade Brasileira de Coaching

Andrea Lages & Joseph O’Connor – Comunidade Internacional de Coaching e Lambent do Brasil

terça-feira, 25 de setembro de 2012

A Vida é Uma Doença Terminal


Em minhas navegações pela web me deparei com esta ideia, achei estranha, beirando o mau gosto, logo a rechacei. Mas ela ficou ribombando em minha memória, e acabei refletindo a respeito, então acabou me fazendo algum sentido.
Bem, posso entendê-la levando em consideração que passei por uma cruel e rara enfermidade que limitou meus movimentos mais simples e me ameaçou com a morte, dando-me apenas 5% de chances para continuar vivo. Isso aconteceu de uma hora para outra, quase que instantaneamente. Naquela época eu literalmente não me mexia. Minha esposa, companheira, amiga e confidente Claudinha se agarrou ferozmente por mim a estas chances, me socorria a cada instante, se antecipava às minhas necessidades, inclusive para me virar de lado na cama, coisa que eu não conseguia fazer, pois não tinha força física nem para falar, e eu era proibido de falar. Não precisava proibir, eu não conseguia mesmo.
Estático na cama, lúcido, com os pensamentos em altíssima velocidade, sabendo que na sala havia médicos, e outros tantos ao telefone, atarantados, buscando respostas, apressados em me salvar, eu via a minha vida em projeção no teto de meu quarto como em um cinema, melhor dizendo: como em uma sala de edição. Eu era diretor, produtor e personagem principal daquele filme, que acabara de me fugir ao controle. A trama parecia precisar de um final. Os rolos de negativo estavam acabando.
Até hoje a ciência não afirma que estou curado, e acho que ela jamais afirmará, mas eu afirmo. Eu sei que estou curado. Até porque tomei a decisão de morrer com isso, mas não disso.
Naqueles dias eu imaginava que quando saísse daquela situação – eu tinha certeza que sairia – eu seria como tantas pessoas que depõem sobre a vida após quase perdê-la. Eu seria a personificação da disciplina e da alegria. Dormiria oito horas ao dia, me alimentaria com extremo cuidado, bendiria o dom de estar vivo a todo o momento. Pequenos vícios? Pequenas transgressões? Nem pensar. Escalaria montanhas, aprenderia a tocar algum instrumento... Eu seria aquele que surgiu das cinzas, que venceu a morte prematura. Um chato. Que nada. Continuo normal. Assim como antes da fase mais dura da doença continuo errando e acertando. É claro que hoje atribuo um valor muito maior à vida. Estou mais amadurecido, entendo a vida com mais clareza. Acho que entendi o que o Universo quis me dizer. Daí sou o que sou hoje, e faço o que faço. Tenho a minha missão, estou aqui, ou continuo aqui, por um propósito. O fato de você estar lendo este artigo agora é um dos aspectos de minha missão e propósito de vida.
Uma das coisas mais bacanas que o processo de coaching faz em conjunto com o coachee (cliente) é descobrir a missão e o propósito de vida dele.
Pouca gente pensa nisso. É verdade. A vida vem com suas surpresas e você vai vivendo, sempre em busca da tal felicidade, do bem estar material, da fama, do sucesso, do reconhecimento, e em nome desta busca passa doze, quinze horas soterrado pelo trabalho, em eventos e viagens, sempre dizendo para quem reclama a sua presença, e às vezes para si mesmo, que assim que concluir aquela negociação, que assim que aquele cliente assinar o contrato, assim que o investidor se mostrar satisfeito, etc., as coisas ficarão mais calmas, você estará mais presente. Mas nunca ficam. E você nunca está presente. Seus pensamentos e suas conversas, sejam num jantar de negócios, seja num almoço em família, sempre são sobre trabalho, metas, ponto de equilíbrio, empreendimento, workshop, fluxos... E assim vai. Inclusive assim vai a vida toda.
Qual é a quantidade de dinheiro suficiente para você?
Quais são as suas verdadeiras prioridades? Quem você ama participa destas prioridades?
Como você demonstra seu amor a quem você ama?
Do que você quer se lembrar quando chegar na velhice?
De que maneira você gostaria de ser lembrado dez anos após sua partida?
A vida é muito curta para ser pequena¹, e pode ser vivida como uma doença terminal. Brincam que da vida ninguém sobrevive, ninguém sai vivo. Concordo. O tempo é curto. Bem curto.
Como você se traduz em poucas palavras? Qual o seu lema interno, seu slogan?
Escreva um adágio sobre si mesmo. Depois pense em sua missão, em seu propósito, fazendo-se a pergunta: O que me atrai para a vida?
Levando em conta seus maiores talentos e características procure estruturá-la mais ou menos assim:
Minha missão é... através de...para...
Será uma ferramenta poderosa se encerrar seus valores e suas crenças. Ela vai te orientar nas dúvidas e te acalmar nos conflitos.
Não se preocupe se alguém vai entender ou não. Não é para os outros ou para sua promoção. É para você.

¹ Frase de Benjamin Disraeli

2 comentários:

  1. Grande depoimento de vida meu caro. Temos que ter cuidado absoluto naquilo que se persegue na vida porque a felicidade está no presente e nunca no futuro. Para ser feliz é preciso estar em harmonia com a vida neste exato momento. Cuide dos seus verdadeiros bens que são sua família e seus amigos. A nossa missão, nosso propósito de vida é bem simples e se resume apenas em "aprender a amar". Refiro-me não ao amor que se tem pela mulher ou pelos filhos, mas ao amor por comportamento. Gratidão, compaixão, simplicidade, gentileza e tolerância, são os valores que devemos de fato perseguir na vida em todas as situações. É como um exercício que se deve praticar e treinar em cada gesto ou atitude. Isso nos tornará seres humanos bem melhores com um sentimento de realização plena e você ainda leva de sobejo o amor das pessoas em relação a você.

    ResponderExcluir