O que é Coaching?

Muitas pessoas confundem o Coaching com terapia, autoajuda, aconselhamento, mentoring ou treinamento. Já me perguntaram até se o Coach é um psicólogo para executivos. Estas noções estão equivocadas, mas isso é compreensível porque embora a profissão de Coach seja a que mais cresce no mundo ela ainda é relativamente nova no Brasil.

O Coaching não é uma ideologia, ele é uma metodologia holística e pragmática, um processo com início meio e fim. Ele não é restrito a executivos, profissionais liberais ou empresários; aplica-se a toda e qualquer pessoa que busca conhecer mais a si própria e conquistar uma vida mais plena, feliz e realizada.

O Coaching libera o potencial humano para maximizar seu desempenho.

O profissional Coach - regido por rigorosos princípios éticos e morais - apoia o indivíduo a definir com clareza as suas metas e desenvolver competências para alcançá-las. Ele assessora o Cliente na obtenção de resultados em larga escala na sua vida pessoal, carreira profissional ou negócio, de quaisquer áreas de atuação. Durante este processo o Cliente amplia seu nível de consciência, autoconhecimento e responsabilidade pelos resultados da própria vida.

Considere estas perguntas:

O que eu quero da vida? Quais são as minhas perspectivas? Quais são os meus sonhos?

Eu tenho tudo o que quero? Eu tenho tudo o que mereço? O que é possível para mim?

O que é importante para mim? Quais são os meus valores pessoais? Eu os conheço e vivencio?

O que eu acredito sobre mim? O que eu acredito sobre a vida?

Agora imagine uma maneira de explorar estas perguntas com a assessoria de alguém preparado e habilitado para lhe auxiliar a concretizar seus sonhos mais importantes, e transformar-se na pessoa que você sempre desejou ser.

Isso é Coaching.



Referências:

Villela da Matta & Flora Victoria – Sociedade Brasileira de Coaching

Andrea Lages & Joseph O’Connor – Comunidade Internacional de Coaching e Lambent do Brasil

terça-feira, 20 de setembro de 2011





PORQUE AS EMPRESAS FECHAM?


No final de Dezembro do ano passado a revista Exame PME publicou um artigo abordando este tema, e não sem propósito, afinal de contas na ocasião os números da Junta Comercial do Estado de São Paulo eram alarmantes :
A cada ano, em média, iniciavam suas atividades algo em torno de 137.000 empresas, enquanto que 86.000 tinham suas atividades encerradas, fazendo desaparecer quase 350 mil postos de trabalho.
E porque isso acontece? Sim, de lá para cá o cenário não deve ter alterado muito.
Mais: o que isso provoca no empreendedor interrompido? Quais as consequências sócio-econômicas disso tudo? Quais as consequências emocionais?
Uma pesquisa revelou que a falta de clientes, falta de capital, burocracia e concorrência foram as principais dificuldades enfrentadas pelos empresários.
Para o consultor do Sebrae/SP Pedro João Gonçalves não são apenas a conjuntura econômica e a legislação os principais geradores destas ondas intermitentes, e recomenda :
“No âmbito do empreendedor, ele deve se preparar para atuar num mercado altamente competitivo, planejando como irá atuar, antes de abrir o empreendimento. Deve identificar o público-alvo, quem serão seus concorrentes e fornecedores. Após a abertura da empresa, o empresário não pode descuidar da gestão básica, como o controle do fluxo de receitas e despesas e o acompanhamento das mudanças dos hábitos dos consumidores. Itens básicos como finanças e marketing devem sempre ser observados para o sucesso da atividade empresarial”
Ou seja: falta de comportamento empreendedor e falhas no planejamento.
Alguns cuidados básicos devem ser tomados para evitar frustração, tristeza e prejuízo financeiro, e nisso o relacionamento de Coaching também é útil, pois ajuda a entender o estilo pessoal, perceber os pontos fortes e os pontos a serem melhorados, estabelecer metas e objetivos claros, planejar o futuro e o caminho até ele.
Eu mesmo já passei por isso e concordo, pena que foi antes de conhecer o Coaching.

Nenhum comentário:

Postar um comentário