O que é Coaching?

Muitas pessoas confundem o Coaching com terapia, autoajuda, aconselhamento, mentoring ou treinamento. Já me perguntaram até se o Coach é um psicólogo para executivos. Estas noções estão equivocadas, mas isso é compreensível porque embora a profissão de Coach seja a que mais cresce no mundo ela ainda é relativamente nova no Brasil.

O Coaching não é uma ideologia, ele é uma metodologia holística e pragmática, um processo com início meio e fim. Ele não é restrito a executivos, profissionais liberais ou empresários; aplica-se a toda e qualquer pessoa que busca conhecer mais a si própria e conquistar uma vida mais plena, feliz e realizada.

O Coaching libera o potencial humano para maximizar seu desempenho.

O profissional Coach - regido por rigorosos princípios éticos e morais - apoia o indivíduo a definir com clareza as suas metas e desenvolver competências para alcançá-las. Ele assessora o Cliente na obtenção de resultados em larga escala na sua vida pessoal, carreira profissional ou negócio, de quaisquer áreas de atuação. Durante este processo o Cliente amplia seu nível de consciência, autoconhecimento e responsabilidade pelos resultados da própria vida.

Considere estas perguntas:

O que eu quero da vida? Quais são as minhas perspectivas? Quais são os meus sonhos?

Eu tenho tudo o que quero? Eu tenho tudo o que mereço? O que é possível para mim?

O que é importante para mim? Quais são os meus valores pessoais? Eu os conheço e vivencio?

O que eu acredito sobre mim? O que eu acredito sobre a vida?

Agora imagine uma maneira de explorar estas perguntas com a assessoria de alguém preparado e habilitado para lhe auxiliar a concretizar seus sonhos mais importantes, e transformar-se na pessoa que você sempre desejou ser.

Isso é Coaching.



Referências:

Villela da Matta & Flora Victoria – Sociedade Brasileira de Coaching

Andrea Lages & Joseph O’Connor – Comunidade Internacional de Coaching e Lambent do Brasil

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

DESIDERATA



Desiderata é uma palavra de origem latina que significa "aquilo que se deseja como essencial".

Este poema foi escrito por Max Ehrmann em 1927, quando ele tinha 55 anos de idade, e tornou-se mundialmente conhecido. É uma das obras primas do autor.
Há uma lenda sobre sua origem que dá conta de que ele foi encontrado na velha igreja de Saint Paul, em Baltimore, nos EUA, e seria datado de 1692.
Na verdade, em torno de 1959, o Reverendo Frederick Kates fez várias cópias do poema e o distribui aos frequentadores da igreja. 
Daí para a charmosa confusão foi uma questão de tempo, pois as pessoas foram, por sua vez, reproduzindo e distribuindo o poema, que acabou tendo  seu autor suprimido das anotações, permanecendo apenas a inscrição no topo da folha:

Igreja Velha de São Paulo, Blatimore AC 1692

A igreja foi fundada em 1692 !



Seja como for, é um poema belíssimo, que aquece a alma, carregado de alertas e verdades puras sobre a vida. Ele faz parte de minha história, de meu crescimento pessoal, e me foi apresentado pelo querido e saudoso mestre Vargas, há alguns anos atrás.



Vá placidamente por entre o ruído e a pressa 
e lembre-se da paz que pode haver no silêncio.
Na medida do possível, sem capitular, 
esteja de bem com todas as pessoas. 
Fale a sua verdade calma e claramente 
e escute os outros, 
mesmo os estúpidos e ignorantes, 
eles também têm sua história. 
Evite pessoas barulhentas e agressivas, 
elas afligem o nosso espírito.
Se você se comparar com os outros,
pode se tornar vaidoso ou amargo,
porque sempre haverá pessoas superiores e inferiores a você.
Desfrute suas conquistas assim como de seus planos.
Mantenha-se interessado em sua própria carreira, ainda que humilde,
ela é um bem real na sorte incerta dos tempos.
Exercite a cautela nos negócios, 
pois o mundo está cheio de armadilhas. 
Mas não deixe que isso o torne cego à virtude que existe; 
muitas pessoas lutam por altos ideais 
e em toda parte a vida está cheia de heroísmo. 
Seja você mesmo. Sobretudo, não finja afeição.
nem seja cínico sobre o amor,
porque em face de toda aridez e desencanto,
ele é tão perene quanto a relva.
Aceite gentilmente o conselho dos anos,
renunciando com benevolência às coisas da juventude.
Cultive a força do espírito que o protegerá no infortúnio inesperado.
Mas não se desespere com perigos imaginários.
Muitos temores nascem do cansaço e da solidão.
Além de uma disciplina rigorosa,
seja gentil consigo mesmo.
Você é um filho do universo
não menos que as árvores e as estrelas;
. você tem o direito de estar aqui.
E se é ou não claro para você,
sem dúvida o universo está se desdobrando como deveria.
Portanto, esteja em paz com Deus,
seja como for que você O conceba.
E nos teus trabalhos e aspirações,
na barulhenta confusão da vida,
mantenha a paz em sua alma.
Com todos os enganos, penas e sonhos desfeitos, 
este é ainda um mundo maravilhoso. 
Seja alegre. Esforce-se para ser feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário