O que é Coaching?

Muitas pessoas confundem o Coaching com terapia, autoajuda, aconselhamento, mentoring ou treinamento. Já me perguntaram até se o Coach é um psicólogo para executivos. Estas noções estão equivocadas, mas isso é compreensível porque embora a profissão de Coach seja a que mais cresce no mundo ela ainda é relativamente nova no Brasil.

O Coaching não é uma ideologia, ele é uma metodologia holística e pragmática, um processo com início meio e fim. Ele não é restrito a executivos, profissionais liberais ou empresários; aplica-se a toda e qualquer pessoa que busca conhecer mais a si própria e conquistar uma vida mais plena, feliz e realizada.

O Coaching libera o potencial humano para maximizar seu desempenho.

O profissional Coach - regido por rigorosos princípios éticos e morais - apoia o indivíduo a definir com clareza as suas metas e desenvolver competências para alcançá-las. Ele assessora o Cliente na obtenção de resultados em larga escala na sua vida pessoal, carreira profissional ou negócio, de quaisquer áreas de atuação. Durante este processo o Cliente amplia seu nível de consciência, autoconhecimento e responsabilidade pelos resultados da própria vida.

Considere estas perguntas:

O que eu quero da vida? Quais são as minhas perspectivas? Quais são os meus sonhos?

Eu tenho tudo o que quero? Eu tenho tudo o que mereço? O que é possível para mim?

O que é importante para mim? Quais são os meus valores pessoais? Eu os conheço e vivencio?

O que eu acredito sobre mim? O que eu acredito sobre a vida?

Agora imagine uma maneira de explorar estas perguntas com a assessoria de alguém preparado e habilitado para lhe auxiliar a concretizar seus sonhos mais importantes, e transformar-se na pessoa que você sempre desejou ser.

Isso é Coaching.



Referências:

Villela da Matta & Flora Victoria – Sociedade Brasileira de Coaching

Andrea Lages & Joseph O’Connor – Comunidade Internacional de Coaching e Lambent do Brasil

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Nossa Paz Interior

Não sei se você vai concordar comigo, mas a Paz Interior é indispensável para tomarmos nossas decisões e fazermos opções com calma, clareza e serenidade, afinal de contas vez ou outra precisamos mudar a paisagem de nossa estrada (a qual chamamos de vida), e para fazer estas mudanças é necessário optar por outros caminhos. Esta estrada é cheia de bifurcações.
Só é possível tomar uma decisão saudável se tivermos clareza, calma e serenidade, no mais, nossos caminhos serão escolhidos por um sorteio interno.
Todos buscamos a Paz Interior. Até aquele que passa seus dias buscando algo que não sabe o que é, busca esta Paz.
Sabemos que a alcançamos quando estamos num estado oposto ao stress e a ansiedade. Quando estamos felizes, tranquilos e contentes dizemos que estamos com "Paz de Espírito", ou "Paz Interior".
Existe uma forma objetiva de alcançá-la? 
Isso eu não sei, pois cada um tem a sua própria maneira de alcançá-la, mas posso falar de algumas, se servir para alguém já ficarei feliz :

Um olhar para seus locais de descanso e de trabalho
Como eles estão? 
Deixá-los organizados, iluminados e arejados pode torná-los mais agradáveis para você. Têm pessoas que gostam de borrifar um desodorizador de ambientes, porque não?

Um olhar para seus pés
Eles estão calçados?
Andar descalço um pouco, sem forçar, sobre solo natural é benéfico para o estado de espírito, pois você estará estimulando as várias terminações nervosas da planta dos pés. É uma sessão de reflexologia.
Tome apenas o cuidado de escolher superfícies planas e locais com pouca circulação de pessoas e animais; cuide de seus joelhos e evite micoses.

Um olhar para sua família e para seus amigos
Como está a qualidade de seus relacionamentos?
Ter a consciência de que cada um tem o seu próprio tempo para compreender e agir pode fazer muito bem para o humor, e faz com que lidemos com os conflitos com coragem e docilidade.
Deixar os pequenos dissabores se esvaírem com o tempo, e optar por esquecê-los, vai melhorar até a pele de seu rosto.
Concentrar-se nos bons momentos, relembrar fatos cômicos, gastar tempo com aqueles que você ama, não é tão difícil assim.

Um olhar para a natureza
Qual é o ser que precisa de você para viver?
Plantar, cuidar da terra, regar a planta e vê-la crescer é um magnífico exercício para a alma, assim como ser o protetor de um bichinho, e não um proprietário. Suas energias serão renovadas todos os dias.
Enfim, interagir com a vida que acontece a todo instante e sentir que é parte dela traz a consciência da unicidade cósmica.
Uma amiga de infância, que hoje mora na Bélgica, postou no Facebook as fotos de sua hortinha, com ervas da culinária cultivadas em pequenos vasos. Fica aí uma sugestão.

Um olhar para seu corpo, sua mente e seu espírito
O que você faz por si mesmo?
Cuide da alimentação; evite o excesso de sal e frituras.
Beba oito copos de água por dia, mais do que isso é exagero ou ressaca.
Estique-se, espreguice-se, boceje.
Faça ao menos 30 minutos de meditação todos os dias. Aquiete seus pensamentos, concentre-se em sua respiração e sinta os benefícios que ela traz ao seu corpo; sinta o sangue bombeado por seu coração irrigar todo o seu corpo, parte a parte.Tente ouvir seus batimentos cardíacos.
Ria em frente ao espelho. Dance como se não tivesse ninguém te olhando.
Reze por você mesmo. Peça o que precisa, sem culpas.
Perdoe-se. 
Ame-se.Você não está gordo demais, ou magro demais.
Durma, amanhã teremos uma nova oportunidade...ou hoje poderá ter sido a última. 

2 comentários:

  1. Oi Salvio,
    Esse tema lembrou-me o filme Kung Fu Panda 2, fui assistir com meu sobrinho e estava odiando a escolha dele, mas foi incrível. O Panda não consegue desenvolver seu papel pq não tem a paz interior. Adorei e aprendi muito. Tenho observado "os olhares" que vc cita no texto e posso comprovar que vale muito a pena, tudo melhora!
    Um bj

    ResponderExcluir
  2. Oi Sálvio, parabéns pelo blog e pelas matérias. Estou seguindo o Blog. Abraços, Leticia Sparapani

    ResponderExcluir